Ginástica Laboral
A ginástica laboral é uma atividade física praticada voluntariamente durante o horário do expediente, realizada pelos trabalhadores coletivamente com o objetivo de minimizar os impactos negativos oriundos das posturas incorretas, movimentos repetitivos e ausência de movimento, sendo aulas elaboradas a partir do posto de trabalho, trazendo grandes benefícios para os trabalhadores e empresas.
A ginástica laboral é programada para ser realizada no próprio posto de trabalho, sem com que haja a locomoção dos colaboradores para um outro espaço físico e interferência na produção.
Em empresas nos mais diversos portes e ramos de atividade, a ginástica laboral é realizada em setores administrativos e linha de produção com a própria roupa ou uniforme de trabalho, já que não provoca sudorese e cansaço físico excessivo, por ser de baixa intensidade.
São sessões de exercícios físicos educativos de alongamento, respiração, reeducação postural, controle corporal, percepção corporal, fortalecimento das estruturas não trabalhadas e compensação dos grupos musculares envolvidos nas tarefas operacionais, respeitando o limite fisiológico e vestimenta de cada colaborador.
Histórico
Sobre a Ginástica Laboral a primeira notícia que se encontra é uma pequena brochura editada na Polônia em 1925, onde foi chamada também de Ginástica de Pausa. Era destinada a operários e alguns anos depois surgiu na Holanda e Rússia.
No início dos anos 60 surgiu também na Bulgária, Alemanha, Suécia e Bélgica. No Japão na década de 60 ocorreu a consolidação e a obrigatoriedade da G.L.C. – Ginástica Laboral Compensatória. No Brasil o esforço pioneiro residiu numa proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas.
Esta proposta foi estabelecida pela escola de Educação de FEEVALE no ano de 1973, quando se elaborou o projeto de Educação Física Compensatória e Recreação. E infelizmente, não foi encontrado material de continuidade deste trabalho.
Tipos de Ginástica Laboral
A ginástica laboral pode ser realizada no início (preparatória), durante (compensatória) e após o trabalho(relaxamento).
Preparatória
Ginástica com duração de 10 à 15 minutos realizada antes do início da jornada de trabalho. Tem como objetivo principal preparar o funcionário para sua tarefa aquecendo os grupos musculares que irão ser solicitados nas suas tarefas e despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho. aumenta a circulação sangüínea à nível muscular melhorando a oxigenação dos músculos
Compensatória
Ginástica com duração de 10 à 15 minutos, realizada durante a jornada de trabalho, interrompendo a monotonia operacional aproveitando pausas para executar exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos, e as posturas inadequadas nos postos operacionais.
Relaxamento
Ginástica com duração de 10 à 15 minutos, ginástica baseada em exercícios de alongamento realizada após o expediente, com o objetivo de oxigenar as estruturas musculares envolvidas na tarefa diária, evitando o acúmulo de ácido lático prevenindo as possíveis instalações de lesões.
A Ginástica Laboral não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração.
Benefícios
A Ginástica Laboral propicia benefícios fisiológicos, psicológicos, sociais e empresariais:
Fisiológicos:
- Promove a sensação de disposição e bem estar para o trabalho.
- Combate e previne doenças profissionais, sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade.
- Melhora a flexibilidade, a coordenação e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura.
- Diminui as inflamações e traumas.
- Diminui a tensão muscular desnecessária.
- Diminui o esforço na execução das tarefas diárias.
Psicológicos:
- Favorece a mudança da rotina.
- Reforça a auto-estima e melhora a auto-imagem.
- Mostra a preocupação da Empresa com seus funcionários.
- Melhora a capacidade de atenção e concentração no trabalho.
- Desenvolve a consciência corporal.
- Combate tensões emocionais.
Sociais
- Desperta o surgimento de novas lideranças.
- Favorece o contato pessoal.
- Promove a integração social.
- Favorece o trabalho em equipe.
- Melhora as relações interpessoais.
Empresariais:
- Propicia maior produtividade por parte do trabalhador.
- Melhora a imagem da instituição perante os empregados e a sociedade.
- Diminui o número de queixas, afastamentos médicos, acidentes e lesões.
- Reduz os gastos com afastamentos e substituições de pessoal
Fale conosco sobre a implantação em sua empresa e solicite uma aula demonstrativa!
Deixe um comentário